Lei aprovada na Câmara assegura 30 minutos de carência em estacionamentos

- publicidade -

Em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quarta-feira (20), um projeto de lei apresentado pelo vereador Klaus Araújo (SD) que altera e acrescenta dispositivo à Lei 6747, de 19 de dezembro de 2017, sobre a obrigatoriedade na concessão de um tempo mínimo de carência de quinze minutos, sem pagamento, em todos os estacionamentos do município, garantindo equidade, sobretudo aos idosos e aqueles consumidores com mobilidade reduzida ou limitada. Com a alteração, a Lei passará a vigorar com a seguinte redação: nos locais que ofertem vagas mediante remuneração será obrigatória a concessão de um tempo mínimo de 30 minutos, sem cobrança de veículos nos espaços oferecidos. Acatada em segunda discussão, a matéria segue agora para sanção do Executivo.

“Hoje encontramos estacionamentos com diversos limites de tempo, todavia, muitos indivíduos possuem dificuldades de locomoção, como gestantes, idosos e pessoas com deficiência. Portanto, o tempo de 30 minutos é mais justo”, explicou o vereador Klaus Araújo, que completou: “Caso o consumidor ultrapasse o tempo previsto para a concessão da dispensa de pagamento, passa a vigorar a tabela de preço utilizada normalmente pelo estabelecimento”.

Na sequência, recebeu parecer favorável um texto de autoria do vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) que autoriza a prefeitura a instituir o projeto que dispõe sobre a reserva de percentual das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua. De acordo com o autor, a iniciativa tem o objetivo  de proporcionar novas condições de vida a essa população e garantir a reinserção no mercado de trabalho.

“Devido à crise econômica que assola o Brasil e o Nordeste, estamos vendo a volta da fome e o aumento das pessoas em situação de rua. Então, essa proposta é de interesse público para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho”, defendeu o Bispo Francisco.

Ainda foram aprovados outros três projetos. O PL 263/2019, da vereadora Divaneide Basílio (PT), que reconhece como utilidade pública municipal a Associação dos Empregados Domésticos do Rio Grande do Norte. Em seguida, PL 20/2010, do ex-vereador Albert Dickson, subscrito pela vereadora Carla Dickson (PROS), determina a divulgação de anúncios sobre menores desaparecidos nos veículos do Sistema de Transporte Público. Por fim, o PL 64/2018, do vereador Dinarte Torres (PMB), que obriga a instalação de dispositivo de geoposicionamento (GPS) em caminhões limpa-fossa.

Parlamentares mantêm veto do Executivo

O plenário da Casa decidiu manter o veto parcial ao Projeto de Lei 93/2019, de autoria do vereador Robson Carvalho (PMB), que institui o Programa Conviver para a realização de encontros, debates, seminários, palestras e eventos afins que propiciem a reflexão acerca da alienação parental na capital potiguar. Entre as justificativas para o impedimento, o Executivo alegou inconstitucionalidade e invasão de competência administrativa.

“É de conhecimento geral que o tema merece atenção no meio social por causar impacto na formação das crianças e adolescentes que estão inseridos nesse contexto. O veto foi mantido, contudo, acontecerá uma força-tarefa da Casa Civil em conjunto com as secretarias de Educação e Trabalho e Assistência Social em prol da regulamentação da lei para que ela seja posta em prática nas escolas”, afirmou Robson Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais