Prefeitura sanciona lei do Plano de Carreira da Guarda Municipal do Natal

KODAK Digital Still Camera
- publicidade -

O prefeito Álvaro Dias sancionou a lei instituindo o Plano de Carreira da Guarda Municipal do Natal (GMN). A lei que foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (20), define a careira do Grupo Técnico de Segurança Pública, apontando a estrutura, a tabela de vencimentos e os mecanismos de avanço funcional dos integrantes da GMN.

O Plano era um sonho da categoria que a quase 29 anos lutava pelo reconhecimento do poder público municipal. As ações efetivas e competentes empreendidas pela GMN na segurança da capital foram fatores decisivos para sensibilizar o Executivo, que nos últimos dois anos vem ampliando o poder de atuação da corporação com investimentos em armamento, munição, viaturas, capacitação profissional, equipamentos de proteção individual (a exemplo de coletes balísticos), armamentos não letais e agora, com o reconhecimento funcional estabelecendo uma carreira digna para o guarda municipal de Natal.

A titular da Semdes, Sheila Freitas, lembrou que todo o plano foi concebido por meio de reuniões democráticas envolvendo a Prefeitura e o Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Norte (Sindguardas). Todos os pontos foram debatidos e construídos da maneira que a ação de valorização da segurança pública municipal fosse garantida. “A gestão do prefeito Álvaro Dias trouxe um olhar diferenciado para a segurança pública municipal. Os investimentos cresceram, a Guarda foi melhor equipada para atuar na prevenção e repressão, e o Plano veio registrar o reconhecimento e a justiça feita pela Prefeitura para essa importante categoria”, comentou.

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, registrou que a atual gestão da Prefeitura entende que segurança pública é uma prioridade para o cidadão. “A Prefeitura cumpriu com todos os compromissos que essa gestão assumiu desde 2018 com a categoria, a gente agradece por esse reconhecimento da atividade policial que o guarda municipal exerce na segurança pública do município”, comemorou.

O Plano traz a reorganização da carreira funcional da categoria com a criação de classes e a unificação de alguns postos. Garante a promoção dos guardas municipais postergada há de 29 anos, unifica gratificações e vantagens, garantindo ainda a mobilidade funcional com progressão salarial ao longo da carreira. A medida ainda concede mais dignidade ao guarda municipal do Natal, que vai passar a receber um salário mais justo para atuar na segurança pública do município, como também garante uma aposentadoria com proventos reais de acordo com o que o agente recebe na ativa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais